|
|
|
CIRCUITO 5: SOURE - DEGRACIAS - ALVORGE
Mapa
Visita virtual
Escarpa da Senhora da Estrela
A sede do concelho
Reparte-se pelos concelhos de Soure e Ansião esta unidade.
Soure, cujo nome medieval é Saurium, talvez derivado do nome latino Saurus ficou conhecida como
|
Planalto de Degracias-Alvorge
Apesar da sua topografia algo confusa e aparentementemente pouco plana, o sector que se situa imediatamente a sul da Serra do Rabaçal, limitado pela cornija monoclinal que dá passagem a Depressão do Rabaçal e pela escarpa da Senhora da Estrela, bem pode chamar-se planalto, năo só pelo modo como se levanta face as regiões marginais mas também pela regularidade das cotas máximas entre 300 e 350 metros.
Dada a exumaçăo muito incompleta das coberturas gresosas que condicionaram a evoluçăo do maciço, e embora estejam presentes algumas formas cársicas de grandes dimensőes, como săo as depressőes de Ramalheira e do Alvorge ou pequenas dolinas transformadas por măo humana em lagoas para dessedentar o gado, no planalto predomina uma paisagem marcada pela falta de afloramentos rochosos contínuos e, consequentemente, por um maior desenvolvimento dos solos e da cobertura arbustiva e arbórea e, so
|
Serra do Rabaçal
A norte do planalto, a Serra do Rabaçal, com os seus 532 metros, corresponde basicamente a ampla dobra anticlinal fracturada e levantada pelo norte através de um grande acidente tectónico que lhe impõe marcada assimetria. De facto, a vertente setentrional, em face da Serra do Circo, é muito mais abrupta e espectacular que a vertente sul, voltada para o Planalto de Degracias-Alvorge. Dois aspectos merecem referência nesta serra. Por um lado, a morfologia cársica do sector cimeiro com destaque para os amplos anfiteatros de tipo reculée e para os campos de lapiás. Por outro lado, as vistas que daí podem desfrutar-se, nomeadamente em direcção a norte, para as Serras do Circo, Cruto e Alcôncere e, em direcção a oeste, para as terras baixas que se estendem até Soure, o vale do Mondego e o Atlântico, na Figueira da Foz.
Apesar dos maus acessos rodoviários, esta serra, a que com facilidade se pode chegar vindo da povoaçăo das Degra
|
Vista aérea da Serra do Rabaçal
|
Merce da exumação incompleta do carso, da abundância de coberturas gresosas e da presença de solos agricultáveis, săo muitas as pequenas aldeias que se espalham pelo planalto. Escolhemos três que se situam nas principais rotas rodoviárias que o atravessam: Degracias, Alvorge e Pombalinho. Trata-se de pequenas povoaçőes rurais, sedes de freguesia que, tal como sucede com as restantes aldeias do Maciço de Sicó, têm vindo progressivamente a perder populaçăo e que, em 1991, contavam apenas 249, 123 e 78 habitantes, respectivamente. Apesar de hoje serem aldeias praticamente despovoadas, na arquitectura de algumas das suas casas ou na riqueza das suas igrejas, pode sentir-se um pouco da importância que outrora tiveram no povoamento da regiăo.
Pombalinho foi priorado de apresentação do convento de Ceissa,fundado no séc. IX pelos benedi
|
Estrada de água de Degracias
|
O carvalhal de Degracias - Pombalinho
Este carvalhal estende-se por Degracias, Quatro- Lagoas, Vale Centeio, Pombalinho e Carvalhosa.
É constituído por bosques mais ou menos abertos de carvalho-cerquinho, alguns dos quais atingem desenvolvimento e densidade razoáveis. Associadas a eles, surgem outras espécies lenhosas e herbáceas, bem como algumas lianas, formando os vários estratos característicos.
De porte arbustivo, são abundantes o tojo, o sanguinho-das sebes e a urze. Algumas lianas estăo também presentes,como é o caso da hera, da madressilva-caprina e da legacão. De entre as herbáceas mais características destaca-se a Phlomis lychnitis.Ainda neste estrato herbáceo, observamse algumas espécies como o jarro e a ficária características de zonas sombrias e devidas ao ambiente fresco proporcionado p
|
|