Escolher a sua lingua : 
 
O HOMEM
Evolução histórica | Actualidade

 Evolução histórica

Em termos históricos, a região tem um percurso indissociável da sua expressão física: larga faixa entre a cumeada montanhosa de Lousã-Espinhal e as terras baixas, alagadas, que se espraiam até ao mar, marcada por pequenos maciços calcários, ziguezagueantes, descrevendo múltiplos planaltos, depressões, vales estreitos que ao longo dos séculos e dos milénios carrearam bens, mercadorias e costumes, ora abrindo portas aos invasores ou meros passantes, ora cerrando defesas.

Globalmente bem dotadas de recursos essenciais e facilidades de acesso que a proximidade do mar e os estuários dos rios proporcionam, estas terras foram desde sempre convidativas para o homem.

 Actualidade

O modo como se instalaram as aldeias e os campos agricultados, donde se tirava a maior parte do sustento dos habitantes, apresenta uma relação íntima com a compartimentação registada no espaço físico e na paisagem. Neste cenário de pedras, apenas os fundos dos vales secos e das depressões cársicas, onde se acumularam as complexas formações superficiais, permitem o desenvolvimento de solos agricultáveis. Esta é a razão pela qual a maioria das povoações se instalou nas suas proximidades, normalmente em esporões ou mesmo em superfícies rochosas, tendo assim o cuidado de, neste meio adverso, não ocupar os solos de melhores aptidões agrícolas.

Acompanhando a tendência geral

Mapa 3 - Densidade populacional em 1991

Mapa 4 - Activos no sector primário

© 2005 Copyright
Roteiro das Terras de Sico
Plano do sítio | Contacto