Escolher a sua lingua : 
 

COIMBRA. CONJUNTO HISTóRICO MONUMENTAL
A Universidade de Coimbra | Sé Velha

 A Universidade de Coimbra

Torre da Universidade

Cronologia

Séc. 12 - fundação da primitiva capela de São Miguel por D. Afonso I;

Séc. 13 - Paços dionisíacos;

1517 / 1522 - D. Manuel manda arrasar a primitiva capela gótica; reforma manuelina dos Paços Reais

1535, 23 de Setembro - D. João III muda os Estudos para os Paços Reais

1634, finais - terminada Porta Férrea;

  • Universidade de Coimbra
  • Conjunto Monumental da Universidade

    Pátio da Universidade

    Planta composta, organizada em redor de pátio rectangular, formada pelos corpos: Paço das Escolas a N., englobando a Via Latina (com Sala Capelos e Salas da Reitoria), Capela São Miguel, Biblioteca Joanina e escadas Minerva a O., Colégio São Pedro e dependências do Paço a E., Gerais (com Sala dos Exames Privados no 3º piso), e Torre no ângulo NO..

    Acesso ao pátio a E. pela PORTA FÉRREA: portal duplo (ligação das suas 2 frentes através de galeria interior abobadada), de vão rectangular ladeado por 2 colunas coríntias, entablamento sobreposto de aletas a enquadrar edícula, com nicho (no portal exterior a imagem de D. João III e no interior D. Dinis) e 2 frestas, coroada por frontão curvo interromp

    Biblioteca Joanina

    Implantada perperdicularmente à capela a BIBLIOTECA: de planta longitudinal com fachada principal rasgada por portal, em arco de volta perfeita entre 2 pares de colunas jónicas suportando entablamento; sobre ele composição escultórica com as armas reais; fachada S. de 6 panos definidos por pilastras, rasgados de janelões em arco de volta perfeita e janelas quadradas; (Fonte: DGEMN)

    Interior de 3 pisos sendo o nobre composto por 3 salas comunicantes através de portais de madeira, em arco de volta perfeita apoiado em mísulas, pintados em trompe l'oeil imitando cantaria; estes, decorados de festões, flores, cartelas com os emblemas alusivos às Faculdades e pela coroa real de D. João V, repetem a composição do portal da parede fundeira; neste insere-se composição escultórica com anjos, armas e troféus, putti segurando cortinados de dossel, deixando ver ao centro retrato pintado de D. João V; pé direito das fachadas revestido de estantes de talha, interrompidas a meio por varandim de balaústres sustentado por colunas piramidais invertidas rematadas por florões; pavimento de mosaico formando composições geométricas e florais; tecto de pinturas perspectivadas de carácter arquitectónico, com figuras alegóricas e históricas.(Fonte DGEMN)

     Sé Velha

     

    Sé Velha de Coimbra

     
     
    Protecção Legal

    Monumento Nacional (MN), Dec. de 16-06-1910, Zona Especial de Protecção (ZEP), DG 23 de 28-01-1957

    Endereço
    © 2005 Copyright
    Roteiro das Terras de Sico
    Plano do sítio | Contacto